tecnologia para o mundo!

  • Home
  • Como criar um blog – Planejamento
  • Como criar um blog

    Como criar um blog – Planejamento

    Por Magdiel da Silva em 01/jul/2014 - Sem Comentários | 1803 View(s)

    Tags: ,

    Como criar um blog

    Bem vindo a mais um post da série “Como criar um blog“. Criar um blog não é apenas registrar um domínio qualquer, contratar um plano de hospedagem e colocar no ar. Criar um blog exige muito mais que isso, exige muito planejamento. Muito antes de começar a pensar em criar conteúdo é necessário planejar muito, muito mesmo.

    Como criar um blog – Planejamento

    Antes mesmo de começar o planejamento mais a fundo faça cinco perguntas a si mesmo.

    1. Estou preparado (a) para ter um blog?
    2. Tenho conhecimento suficiente para gerir conteúdo?
    3. Tenho disponibilidade de tempo?
    4. Estou disposto(a) a tirar horas de convívio com a família ou de lazer no fim de semana para investir no meu blog?
    5. O meu blog poderá ter sucesso?

    Se a sua resposta para todas as perguntas for SIM você já pode continuar. O próximo passo é começar o planejamento em si.

    Acompanhe os passos:

    Passo 1: Escolha um nicho

    Esse é um ponto superimportante para quem deseja criar um novo blog. O nicho deve ser escolhido de acordo com a área de conhecimento da pessoa que irá gerir conteúdo para o blog. Mas, de nada adianta escolher um nicho que não irá lhe render nenhum lucro, pois todo blog, por menor que seja, tem despesas, com hospedagem, domínio, divulgação entre outras coisas que se somam.

    Então, escolha um nicho, que você tem conhecimento e goste de falar sobre o assunto, que lhe de rendimento financeiro e de preferência que poucos estão fazendo. Fazer algo que todo mundo faz pode ser perda de tempo. Pois mesmo que você faça melhor, você está apenas começando e o seu publico será mínimo. Porém não é impossível obter o sucesso dessa forma mas, será mais trabalhoso.

    Dica: Pesquise muito antes de definir o nicho para seu blog. Você pode usar o Google Trends para lhe auxiliar nessa jornada. Nessa ferramenta você pode analisar as palavras chaves mais relevantes para tomar sua decisão.

    Passo 2: Defina um nome

    O nome será a maneira que as pessoas irão encontrar e mencionar o seu blog. Portanto, defina um nome curto, simples e de fácil memorização. Esse nome deve identificar o nicho do seu blog. Se seu blog fala sobre tecnologia com certeza o nome não deve ser Flores azuis.

    Escolha um nome incomum, pois isso dará maior exclusividade a seu blog. Você pode ver mais sobre criação de nomes no post “Como encontrar um nome adequado para uma empresa”. Ao escolher um nome você deve verificar a disponibilidade de domínio antes de tomar a decisão final. Veremos mais sobre esse assunto nos próximos posts de Como criar um blog.

    No próximo post falarei sobre algumas plataformas populares e farei um comparativo entre duas delas.

    Gostou? Comente e compartilhe!

    [simple_series title=”Como criar um blog”]

    Postagem seguinte
    Postagem anterior
    avatar

    Magdiel da Silva

    Nascido em 1995, Curioso a respeito de novas tecnologias, Desenvolvedor front-end e wordpress, Tutor, estudante de Ciência da Computação pela Unijuí e dono da empresa Reinvents, GM Digital e Agência Leader.
    facebooktwittergoogle plus

    Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.